quinta-feira, 27 de agosto de 2020

DESLIZAR SOBRE AS ONDAS

 

Todas as zonas do país com particulares condições de mar para a prática do Surf registam uma significativa movimentação de praticantes, jovens e adultos, transportando as suas pranchas a caminho da praia, sempre na expectativa de apanharem a melhor onda, numa auto-competição motivacional, alicerçada num exigente exercício físico.

O Surf tem vindo a registar um aumento exponencial do número de praticantes, de uma forma generalizada no mundo inteiro e particularmente em Portugal.

O Surf passou de um desporto desconhecido, e por vezes até marginalizado, para uma atividade desportiva de prestígio, sinónimo de saúde e bem-estar, adrenalina e energias positivas. O estilo de vida do Surf, está associado ao ambiente saudável e descontraído da praia e tornou-se ambicionado de forma transversal, por jovens e adultos. O que começou por ser uma moda no final dos anos 80, aparentemente temporária, mostrou no caso do Surf, que ele veio para ficar. A curva ascendente desde desporto já completou mais de três décadas em Portugal, estimando-se que existam no nosso país cerca de 200 mil praticantes regulares.

Segundo as conclusões do estudo “Perfil do Surfista 2017”, promovido pelo Obsurf – Observatório do Surf, os praticantes desta modalidade são maioritariamente jovens entre os 15 e os 34 anos. O surfista vai para a água, faça chuva ou faça sol, duas a três vezes por semana nos meses quentes, e uma vez por semana no inverno, mantendo-se em cima da prancha duas horas e meia.

Para todos os que gostam do mar e da sua notável beleza, constitui um enorme prazer observar os bailados que os surfistas desenvolvem, onda após onda, ao ritmo desse som sempre igual sempre diferente que o mar, de forma única, produz.

 

terça-feira, 25 de agosto de 2020

20221-20130: DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA

 

No dia 5 de dezembro de 2017, as Nações Unidas declararam o período de 2021-2030 como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Com esta declaração a ONU pretende criar uma oportunidade para a construção de uma sólida interface ciência-política e, deste modo, fortalecer a gestão dos nossos oceanos e zonas costeiras em benefício da humanidade. Pretende-se ainda envolver diversos intervenientes, tais como cientistas, governos, académicos, empresas, indústria e sociedade civil.

O oceano é o maior ecossistema do nosso planeta. Ele estabiliza o clima, armazena carbono, produz oxigénio, sustenta uma incomensurável biodiversidade e dá suporte ao bem-estar humano através de recursos alimentares e serviços culturais e recreativos.

Por isso é urgente dinamizar políticas e mobilizar a ciência, para garantir o “O oceano que precisamos para o futuro que queremos”.

25 de agosto de 2020


quinta-feira, 20 de agosto de 2020

DIÁLOGO COM (E SOBRE) O MAR



Eu e o mar. Temos uma relação antiga. Uma relação de empatia, de contemplação, de reverencia mesmo. Ele inspira-me, estimula-me, cola-me o sal da vida à pele.

Sempre que posso gosto de adormecer embalado ao som das ondas que beijam vigorosamente a praia. Sempre que o olho, imagino as lutas que o homem protagonizou ao longo de séculos, para navegar em mares nunca navegados, à procura do que se esconde para lá do horizonte.

Quanto entro no mar, fecho os olhos por um momento para sentir a energia que se apossa de mim, a alegria que me emociona por sentir o contacto com uma das mais extraordinárias expressões que a natureza nos proporciona. Por isso, e apesar de saber que não nasci nesta massa de água imensa, é nela que um dia (quanto mais tarde melhor) quero habitar para a eternidade.

Por estas razões quero neste blog dar voz a todos aqueles que, além de mim, amam o mar, seja qual for a motivação deste amor. Procurarei então dar voz ao mar, para que através das falas dos seus amantes sejam revelados alguns dos seus múltiplos segredos.

Agosto de 2020

Duarte Caldeira 

DESLIZAR SOBRE AS ONDAS

  Todas as zonas do país com particulares condições de mar para a prática do Surf registam uma significativa movimentação de praticantes, ...